Foram três dias de programação intensa para discutir o fortalecimento de profissões da área tecnológica, responsabilidade social e estratégias para o futuro das cidades
Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) sediou uma série de encontros voltados ao fortalecimento da atuação profissional na área tecnológica. De Araçatuba, além do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN), Marcos Massahiro Wada, participaram da programação os inspetores do CREA-SP Fábio Brancato, Duarte Makino, Vitor Simões, Paula Garcia, Rafael Garcia, Bruna Almeida, Fabrício Cartarozzi, Éricon Guerra, José Feliciano Pereira Junior, Walace Geraldo Pereira, Bruno Amorim Fujimura e José Luís Fares.
Na manhã do dia 7, houve reunião do Colégio de Entidades Regionais (CDER), no auditório do CREA-SP, com a participação dos presidentes de associações municipais, intermunicipais e estaduais. O encontro discutiu assuntos de interesse das profissões jurisdicionadas, elaborou propostas de normativos e debateu políticas para formação, especialização e atualização de conhecimentos.
No período da tarde do dia 7 e durante todo o dia 8, o auditório do CREA-SP recebeu o 3º Encontro Nacional de Entidades de Classe (ENEC). O evento reuniu representantes de instituições regionais e nacionais da área tecnológica, fortalecendo o diálogo entre os diferentes níveis do Sistema Confea/Crea e Mútua, e ampliando a articulação em pautas estratégicas para o desenvolvimento das profissões.
Integração
A presidente do CREA-SP, engenheira Lígia Mackey, ressaltou a importância da integração entre as entidades. “É uma honra estar com os presidentes de entidades de classe. Temos uma grande parceria e precisamos estar cada vez mais próximos dos nossos profissionais – e vocês são peças fundamentais para isso”, afirmou.
O coordenador do CDER-SP, engenheiro Luiz Augusto Moretti, também destacou o caráter estratégico do encontro. “É com grande alegria que recebemos os presidentes de entidades de classe para esse momento de diálogo e construção”, disse.
Para o presidente da AEAN, Marcos Massahiro Wada, esses eventos são fundamentais para unir as diversas entidades que representam a engenharia e as áreas tecnológicas no país. “A AEAN reforça seu compromisso com a qualificação profissional e a troca de experiências que promovem o desenvolvimento sustentável e a inovação. É nesse diálogo aberto que construímos caminhos para enfrentar os desafios atuais e futuros das nossas cidades e da sociedade”, afirmou.
Mercado Pago
Nos dias 8 e 9, o Mercado Pago Hall, localizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, sediou o Colégio de Inspetores 2025 e o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Cerca de três mil participantes, entre presidentes de entidades, gerentes, diretores, inspetores e conselheiros do CREA-SP, participaram de debates sobre responsabilidade social e estratégias para o futuro das cidades.
A programação incluiu painéis e palestras que abordaram temas como reconstrução de territórios após desastres causados por mudanças climáticas, mobilidade, acessibilidade, governança, segurança hídrica, energia limpa e habitação social, entre outros aspectos essenciais para a infraestrutura e o planejamento urbano.