MATÉRIA TÉCNICA: A topografia e as suas vantagens na construção civil – Artigo do eng. civil e diretor da AEAN, Henrique Custódio

Muitos profissionais conhecem a funcionalidade da topografia, mas poucos a utilizam na construção civil. O verdadeiro conceito vem do grego τόπος, topos, que significa “lugar”, “região”, e γράφω, grapho, que significa “descrever”. Portanto, “descrição de um lugar” (Wikipédia). Trazendo para uma linguagem mais clara, ela estuda as características e os dados de uma determinada área e as representa em forma de mapa ou plantas baixas. O processo de coleta de dados chamamos de levantamento topográfico e, no resultado final, apresentamos uma planta composta por inúmeras informações, como distâncias, ângulos, coordenadas, relevos, desníveis, rios, construções e qualquer outro elemento existente no local.

Mas afinal, para que serve o serviço topográfico?

Em um primeiro momento, esse levantamento traz muitas informações aos profissionais de engenharia e arquitetura, pois a planta gerada acaba se tornando uma espécie de anteprojeto, e a partir daí são tomadas decisões para projetos de engenharia e também de outras especialidades. A planta auxilia tanto na elaboração de projetos residenciais, comerciais e industriais, quanto em estudos de projetos de grandes obras, como pontes, viadutos, barragens, tuneis e; claro como também em projetos rodoviários e até ferroviários, ficando a cada profissional conduzir o estudo e criar o projeto em questão.

As primeiras vantagens quando começamos a criação de projeto com um levantamento topográfico em mãos são que, além de trazer um desenho com ângulos e distâncias, ele nos proporciona detalhes muitas vezes desprezados, como perfil do terreno, cálculo real da área, cálculo de volume e curvas de níveis.

Mas só serve para elaboração de projetos?

Não, a topografia não serve apenas no início dos projetos. Existem ainda outras competências, que incluem vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer. Poucos sabem, mas ela também participa diretamente na execução, orientação e fiscalização da obra.

Dentro da construção civil atua na marcação dos limites, demarcação da obra, marcação de sondagem, marcação de estacas, marcação de pilares, nivelamento de pisos e terraplanagem. Em obras especiais, como pontes, por exemplo, atua do início ao fim, além de executar todos os serviços já citados, ela acompanha regularmente a evolução da obra, confere se existe deslocamento entre os vãos, verifica se há desníveis entre as vigas e outros. Imagine a dor de cabeça que uma viga deslocada pode causar em uma obra de ponte.

Outra vantagem é a rapidez ao fazer uma marcação de fundação, esquadrejar paredes ou até nivelar uma laje piso, por exemplo. Hoje, as ferramentas usadas na topografia, como teodolito, taqueômetro (Estação Total) ou GPS RTK (Real Time Kinematic) são equipamentos que trazem um enorme ganho e confiabilidade dentro da construção civil. Além da velocidade na execução e conferência, traz precisão nos serviços, isso se comparado ao método tradicional com uso de trena, régua e mangueira de nível.

Como vimos, a topografia auxilia na elaboração de projetos, rapidez nos cálculos, nas marcações e agilidade no processo de execução e conferência da obra. Podemos dizer que é o primeiro a chegar e o último a sair. Por isso, vale ressaltar a importância na contratação de um profissional devidamente qualificado.

E, neste sentido, é extremamente importante que os profissionais de engenharia civil estejam devidamente registrados no Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo, o Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da engenharia, agronomia e geociências, além das atividades dos tecnólogos.

Dessa forma, a entidade fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais relacionadas. Para isso, exige registro profissional, assim como cobra ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea-SP.

*Henrique Custódio é engenheiro civil e membro da diretoria da AEAN (CREA-SP 5069418058)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.